C. do Douro — Donelo, 6-4.º-914
Ill.mo e Exmo Senhor:
Na verdade vai parecer inverosimil a V Exa que uma humilde pessoa como eu se lhe dirija sem que para isso tenha nada que a autorise.
Autorisa-me apenas a muita bondade de V Exa inpressa* nos [inint.] sorrisos e que eu tive o prazer e honra de apreciar em Coimbra nalgumas visitas á Quinta dos Sardões na companhia de minha irmã — Olivia Fontes d'Almeida professora de S.a Cruz d'aquela cidade.
Vou pedir a V Exa um favor que jamais [inint.]: acaba de vagar a cadeira de Mindelo, proximo a Vila do Conde, em virtude da respectiva professora ser aposentada. Ora eu já por vezes tenho ido fazer uso de banhos áquela praia e muito me agradam aqueles sitios. Muito desejava ser colocada naquela povoação, independentemente mesmo de a cadeira ir a concurso. Em* comissão, por conveniencia*, serviço [inint.], como tantas vezes se tem feito. Muito desejava que V Exa fizesse saber a sua vontade aquem compete fazer tal nomeação. Além de como digo me serem agradaveis aqueles sítios, eram-me salutares, pois sofro de doenças nervosas.
Ah! Exmo Senhor, quanto bendirei a sua existencia e de seus amados filhos se V Exa conseguir que eu seja colocada em Mindelo. Desculpe. Deve V Exa [inint.] minha ousadia e queira apresentar os meus cumprimentos de estima a sua Exma Espoza e Filhas. Com [inint.s]. Com a mais subida consideração e respeito subscrevo-me De V Exa [inint.s] Adelina Cancela Fontes
Memorial
Adelina dos Prazeres Cancela Fontes, professora da escola mista do logar de Donelo — Covas do Douro, concelho de Sabrosa e circulo escolar de Alijó, deseja ser colocada na cadeira de Mindelo, ultimamente vaga, do concelho de Vila do Conde.