Os bens publicados no Arquivo Popular são versões digitalizadas de bens originais que pertencem aos autores ou detentores dos direitos dos mesmos e são usados para fins didáticos. Incluímos as informações pertintentes (autoria, localização ou proveniência) sempre que estejam disponíveis. Se for titular de direitos de autor sobre bens digitalizados disponíveis no Arquivo Popular, solicitamos que entre em contacto connosco. Incluímos as seguintes declarações de direitos, de acordo com a classificação do projeto Rights Statements:
• InC (Protegido por direitos de autor)
• InC-RUU (Protegido por direitos de autor: impossível localizar ou identificar titular ou titulares de direitos)
• UND (Direitos de autor por determinar)
• NKC (Sem direitos de autor conhecidos)
Algumas fotografias aqui arquivadas foram publicadas no grupo «Mindelo com Passado, Presente e Futuro» (Facebook).
Agradecemos a todos os que colaboram connosco e, especificamente, o apoio constante da Junta de Freguesia de Mindelo.
Em conversa com um amigo, percebi que o curso de água que passa em Mindelo não era por todos conhecido da mesma maneira. Para mim, sempre fora o Regato da Aurora, assim chamado pelo meu pai e pelos meus avós paternos, todos mindelenses. Pus-me a perguntar a quem me desse resposta e encontrei duas fontes fidedignas: António Maia e Rosa Sampaio. Ambos me falaram de que era assim chamado em algumas zonas da freguesia porque, mesmo ao lado do ribeiro, onde este se cruza com a Rua da Estação, vivia uma senhora conhecida como Aurora Manca.
Foi desta curiosidade que nasceu o Arquivo Popular, em 10 de janeiro de 2025, para que ficasse guardado o que só o povo sabe.
A associação do Arquivo Popular está em processo de formação. É uma associação sem fins lucrativos e os objetivos estatuários são administrar, organizar e divulgar a coleção do Arquivo Popular.